A manifestação do envelhecimento decorrente da degradação do colágeno e da matriz extracelular cutânea apresenta-se clinicamente como flacidez, perda da elasticidade, atrofia epidérmica e dérmica, rítides e alargamentos dos poros.
É possível o estímulo da produção de colágeno, com o objetivo de melhora discreta das alterações superficiais e, até mesmo, reposição volumétrica de tecidos perdidos com a evolução do envelhecimento fisiológico.
Atualmente existem várias possibilidades de produtos comerciais, mas vamos nos ater aos principais:
Ácido poli-L-láctico (PLLA) – Nome comercial: Sculptra
Está aprovado desde 2005 para fins estéticos, e é uma ótima escolha para pacientes que não tem pressa em observar o resultado e mostram-se receosos com uma transformação rápida.
Hidroxiapatita de cálcio – Nome comercial: Radiesse
Trata-se de material espesso, que não deve ser injetado na derme e sempre abaixo dela. Quando injetado, mostra correção imediata, com aplainamento da ruga ou reposição volumétrica.
Policaprolactona – Nome comercial: Ellansé
Aprovado pela Anvisa em 2018 é uma das mais recentes novidades e disponível em diferentes versões que oferecem resultados por 1 ano e até 4 anos. Imediatamente após a aplicação é possível sentir a pele mais firme, saudável e bonita. Após esse período, o produto continua melhorando o aspecto da pele, visto que a produção de colágeno é estimulada
DESIGN FACIAL 2019 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS