TOXINA BOTULÍNICA – BOTOX
Aplicada à Terapêutica Odontológica e Biomodelação Orofacial.
Atualmente a toxina botulínica é uma grande aliada para o tratamento e cuidados estéticos relacionados a diversas situações, como no tratamento do bruxismo, apertamento, disfunção temporomandibular, exposição gengival, hipertrofia dos músculos masseteres, nevralgia do trigêmio, sialorréia, assimetria do sorriso, rugas hipercinéticas e outros.
BRUXISMO/APERTAMENTO
É uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios caracterizada por apertamento ou rangimento dos dentes e/ou por travamento da mandíbula ou o ato de empurrá-la.
DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR
É uma síndrome dolorosa que acomete a região orofacial e tem origem nos músculos da mastigação e/ou articulações temporomandibulares, causam uma série de alterações do sistema estomatognático que promovem sintomatologia dolorosa na região das ATMs, e que pode ser comumente confundida com otalgias e cefaleias.
SORRISO OU EXPOSIÇÃO GENGIVAL
O sorriso é um dos meios mais eficazes através dos quais as pessoas transmitem suas emoções. O sorriso em si e a estética do sorriso são influenciados por três componentes: os dentes, a gengiva e os lábios. Um sorriso atraente depende da proporção e do arranjo destes três elementos. A exposição gengival acima de 3 mm durante o sorriso espontâneo é conhecida como sorriso gengival.
NEVRALGIA DO TRIGÊMEO
O nervo trigêmeo é misto, com fibras sensitivas e motoras, divididos em três ramos: nervo oftálmico, nervo maxilar e nervo mandibular. A nevralgia relacionada com o nervo trigêmeo também é reconhecida com outras denominações, como síndrome da dor facial, prosopalgia dolorosa, “tic” doloroso facial, etc. Trata-se de uma disfunção unilateral alodinia, muito forte, episódica, localizada em áreas restritas da face, de curta duração e frequência variável, algumas vezes descrita pelos pacientes como um “choque doloroso”e “queimação”excruciante e lancinante. Pode durar segundos ou até alguns minutos dependendo de sua gravidade. Por ser alodinia, a dor geralmente é precipitada mediante uma leve estimulação sensorial de zonas-gatilhos.
HIPERTROFIA DOS MÚSCULOS MASSETERES
É um fenômeno clínico pouco comum que consiste no aumento de volume do músculo masseter de origem indeterminada; podendo ser uni ou bilateral, e muitas vezes é acompanhada de bruxismo, este aumento volumétrico pode esta r associado à dor ou pode ser tão volumoso, que promove desfiguração facial.
SIALORREIA
Quando não existe controle entre produção e deglutição da saliva devido a um aumento na sua produção ou devido a falhas em seu processo de drenagem, ocorre acúmulo da mesma no interior da cavidade bucal, e este fenômeno é denominado sialorreia, babugem ou ptialismo. Pode causar quadros de pneumonia recorrentes, irritações da pele ao redor da boca, halitose, infecção da mucosa oral e da perioral, perda de dentes, isolamento social voluntário do paciente, etc.
LINHAS OU RUGAS HIPERCINÉTICAS
Elas podem comprometer sensivelmente a estética, promovendo a formação de rítides (rugas), a princípio dinâmicas, mas que, com o passar do tempo, desenvolvem-se para quadros crônicos com a formação de rugas estáticas. Linhas horizontais frontais.
DESIGN FACIAL 2019 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS