Dr. Alfredo Lemos Abdala – CROMS: 461

+55 67 99856-2828

BRUXISMO

BRUXISMO OU APERTAMENTO

É uma atividade repetitiva dos músculos mastigatórios caracterizada por apertamento ou rangimento dos dentes e/ou por travamento da mandíbula ou o ato de empurrá-la.

É o hábito de ranger ou apertar os dentes durante o sono ou em vigília.

Se você acorda com dor de cabeça, ou com os músculos da face doloridos, pode estar sofrendo de bruxismo ou apertamento.

CAUSAS POSSÍVEIS?

Ocorre em pessoas de todos as idades e geralmente está relacionado ao alto nível de estresse emocional. Nas últimas décadas, o aumento do uso de alguns antidepressivos tem contribuído para o aumento do incidência do bruxismo conhecido como secundário e agravamento dos seus sinais e sintomas.

CONSEQUÊNCIAS?

O bruxismo pode causar desgaste nos dentes, agir como um dos fatores para frequentes de dores de cabeça, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ou formações ósseas na mandíbula ou maxilar. O esmalte dentário é o primeiro a receber os danos do bruxismo, causando assim um desgaste anormal dos dentes. O atrito pode provocar fraturas de restaurações, trincas nos dentes, fissuras nas raízes e até perda de implantes.

SINTOMAS?

O bruxismo normalmente não é notado no início e só é percebido pelo paciente se este prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno for escutado por alguém.

DOR DE CABEÇA OU MÚSCULOS DA FACE DOLORIDOS?

DESCONFORTO NA REGIÃO DO OUVIDO?

DIFICULDADE OU CANSAÇO AO MASTIGAR ALIMENTOS?

TRATAMENTOS DISPONÍVEIS

Uma terapia paliativa empregada para bruxismo é a utilização de placas acrílicas que protegem os dentes dos desgastes provocados pelo hábito. O uso de Toxina Botulínica – BOTOX tem proporcionado bons resultados no controle do bruxismo ou apertamento. Agende uma avaliação e solicite mais informações.

Cadastre-se na LISTA VIP para receber as próximas novidades, orientações e conteúdos!

Dr. Alfredo Lemos Abdala

CROMS: 461

DESIGN FACIAL 2019 © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS